fbpx

O seguro de carro é um contrato selado entre uma seguradora e o proprietário do veículo, em que o contratante paga uma taxa que garante que ele terá cobertos possíveis prejuízos (previstos na apólice) ao veículo, como roubo, e até mesmo danos pessoais ou a terceiros, por exemplo.

Para saber quanto cada segurado deve pagar, as seguradoras levam em consideração informações pessoais, como gênero e idade, além de dados estatísticos como o índice de roubo e sinistros do carro do segurado ou do local onde mora. Basicamente, quem aparenta mais riscos paga mais caro pelo seguro.

Dessa forma, o seguro de carro funciona assim: várias pessoas pagam à seguradora, que usa esse dinheiro para cobrir sinistros quando necessário. Como o seguro não é acionado por todo mundo, e nem ao mesmo tempo, a seguradora consegue fazer uma reserva de dinheiro e ainda lucrar com os pagamentos das apólices.

Para ajudar a entender como funciona um seguro de carros, listamos algumas dúvidas que costumam surgir na hora de pesquisar e contratar um seguro. Confira!

O que acontece em caso de sinistro?

Quando o segurado sofre uma batida de carro, com perda parcial ou total, deve acionar o seguro, que vai fazer uma avaliação e arcar com os custos previstos no contrato. Lembrando que, em caso de acidentes com vítimas, é preciso aguardar a chegada da polícia no local e fazer um boletim de ocorrência (BO).

Se o carro tiver conserto, o segurado paga o valor da franquia estabelecida na apólice e a seguradora arca com o restante dos custos. Já se a perda for total, não há pagamento da franquia, e a seguradora paga o valor relativo ao carro, que foi acordado em contrato.

Em caso de roubo ou furto, o procedimento deve ser o mesmo. Acionando o seguro, é possível receber o valor estabelecido no contrato para essas situações. Basta apresentar os documentos requeridos, como boletim de ocorrência, documentos pessoais e do carro.

Como funciona o pagamento do seguro de carro?

O seguro auto geralmente é pago por meio de boleto bancário, enviado junto com a apólice. Mas também existem outras possibilidades como pagamento com cartão de crédito ou débito em conta.

Como renovar o seguro auto?

As seguradoras costumam entrar em contato com seus clientes um pouco antes do vencimento do seguro para renovar o contrato, o que acontece uma vez por ano.

Geralmente, basta confirmar os dados para receber a nova apólice. Caso queira mudar de seguradora, é preciso informar que não deseja continuar com os serviços de uma empresa e contatar a que quer contratar.

Como cancelar o seguro?

Tanto o segurado quanto a seguradora podem cancelar o contrato. Caso você queira cancelar o seguro do carro, basta entrar em contato com o seu corretor, que vai fazer o pedido. Depois, é preciso assinar um documento para formalizar o processo.

Já a seguradora pode cancelar o seguro em casos de inadimplência ou de roubo/furto do veículo, já que entende-se que você já não tem mais o carro.

Nossos Parceiros

A Francco Seguros tem uma forte parceria com as maiores seguradoras com atendimento nacional, para garantir a você,
sua família e empresa uma consultoria especializada nos mais diversos ramos de seguro, consorcio e saúde complementar.

E, estamos à disposição para assessorar você!

Dúvidas na Contratação? Entre em contato conosco:

Preencha corretamente os dados e você receberá o contato de um corretor.