O plano de saúde individual é um contrato de prestação de serviços firmado entre uma pessoa física e uma operadora de saúde.
Ele é fornecido ao contratante através do pagamento da mensalidade e oferece os serviços dos hospitais, clínicas e laboratórios particulares vinculados à operadora contratada.
Também fazem parte do pacote de serviços os procedimentos médicos e cirúrgicos estabelecidos em contrato.
Por outro lado, o usuário que deseja adquirir estes tipos de serviços com mais economia também tem a opção da rede própria da operadora. Geralmente, ele é mais barato em relação aos demais pacotes.
O paciente é atendido em todos os hospitais, centros médicos e clínicas próprios da empresa prestadora de serviços. Também é possível adquirir um plano diferenciado, com mais recursos e hospitais privados à disposição.
Neste caso há planos com coberturas nacionais e internacionais, além de acomodação privativa individual.
As coberturas, locais de atendimento, vigência, carência e condições de internação são preestabelecidas antes do acordo ser fechado.
No entanto, mesmo no plano mais básico, os serviços médicos essenciais, consultas e exames já estão inclusos, podendo, inclusive, serem acrescentados tratamentos específicos e benefícios exclusivos.
Avaliadas todas estas condições, o usuário pode identificar melhor suas necessidades para dar sequência ao pedido de contratação do plano de saúde.